Rock in Rio 2022: Foccus Digital e Haivision são as responsáveis pela tecnologia de transmissão em 5G do evento



Dois equipamentos de transmissão de vídeo portátil, sendo um PRO 360 e um PRO 460 da Haivision/AVIWEST conectados às câmeras, foram utilizados durante os dias de shows para as transmissões ao vivo.

Na 9ª edição do Rock in Rio, a Foccus Digital – junto à parceira Haivision/AVIWEST – foi uma das principais responsáveis por disponibilizar tecnologia 5G de transmissão para a Rede Globo. Além das mochilas, a infraestrutura de recepção estava a cargo de dois servidores/receptores com software StreamHub, instalados junto a central-técnica remota, especialmente montada para atender a enorme demanda de sinais do festival.

“A emissora utilizou livremente os nossos mochilinks PRO 360 e 460, com equipamentos de transmissão de vídeo portátil conectados diretamente nas câmeras, o que permitiu transmitir imagens em alta definição, ao vivo do festival, com rapidez, em tempo real e qualidade HD ou 4K”, explica Rodrigo Amaro, engenheiro da Foccus Digital.

Vale lembrar que, previamente ao evento Rock in Rio, Foccus Digital, junto à TV Globo, participou em escala menor de testes de transmissão em 5G, no Carnaval fora de época 2022, no Sambódromo do Anhembi. Nessa ocasião, os equipamentos já demonstraram ótimo desempenho, o que garantiu a funcionalidade impecável dos dispositivos para o Rock in Rio.

“O sistema se comportou firme e estável, interagindo com as Estações Rádio Base (ERBs) de uso comercial na frequência de 3,5ghz, da parceira oficial do evento, a TIM Brasil, e se mostrou robusto em quaisquer dos pontos do Parque Olímpico”, destaca Amaro.

O mochilink utilizado no Rock in Rio está disponível no portfólio atualizado da Foccus Digital, junto a muitos outros equipamentos de alto desempenho.