Foccus Digital acompanha tendência internacional e disponibiliza o que há de mais moderno em tecnologia 5G



De 650 profissionais entrevistados pela parceira Haivision, 68% (442) concordam que o 5G mudará completamente a forma como a televisão é produzida pelo mundo

Se o futuro é a transmissão de alta qualidade por meio da tecnologia 5G, a Haivision – parceira da Foccus Digital – atingiu o patamar de referência no ramo. A prova disso é que eventos de grande porte, como o Rock in Rio e a Copa do Mundo 2022, no Qatar, já aderiram aos equipamentos, todos disponíveis no portfólio atualizado da Foccus.

A nova tecnologia de rádios 5G, com sua gama de frequências mais ampla, oferece melhor conectividade para mais dispositivos, mas em menor latência. Ao contar com tecnologia virtual, baseada em nuvem, o 5G continuará a oferecer benefícios para as emissoras, como aplicativos de produção remota, como o GV AMPP da Grass Valley, também parceiro da Foccus.

De acordo com a pesquisa com os profissionais do ramo entrevistados pelo mundo, o 5G mudará completamente a forma como a televisão é produzida.

Tão grande é a evolução que antigos métodos – como satélites, caminhões de externa, fibra e tradicionais estruturas de equipamentos banda base –, estão se tornando obsoletos e dispensáveis para grandes eventos. A exemplo, é possível constatar a funcionalidade do kit MOJO (Haivision), voltado à operação remota com telefone celular, e o equipamento AIR460, que leva o vídeo de até quatro câmeras em sincronismo para serem editados em tempo real na nuvem ou no switcher da emissora.

Com uma interface simplificada, configurações avançadas de câmera e recursos de edição de vídeo e áudio fáceis de usar, a série MOJOPRO permite a criação de histórias audiovisuais em minutos, sendo possível também transmitir o conteúdo em vídeo diretamente para qualquer plataforma de streaming e rede social, como Facebook e/ou YouTube, tudo em tempo real.

Além disso, o equipamento pode também ser conectado diretamente para sistemas de infraestrutura IP, como o GV AMPP, da Grass Valley.

Ao integrar as tecnologias de codificação de vídeo H.264/AVC e H.265/HEVC, seja com a série AIR320 ou a MOJOPRO, é possível desenvolver e entregar vídeos de alta qualidade mesmo com baixa taxa de sinal e cobertura.

Recentemente, a Haivision lançou um paper sobre como utilizar todo o potencial do 5G em produção remota e como isso muda completamente o conceito de infraestrutura necessária para contribuição ao vivo. O documento pode ser conferido clicando aqui.