GatesAir e Foccus Digital atualizam infraestrutura de Rádio FM para o Sistema Clube em São Paulo


A GatesAir, líder mundial em soluções de fornecimento de conteúdo sem fio para transmissores de TV e rádio, fez parcerias com a Foccus Digital no Brasil para atualizar a infra-estrutura de transmissão aérea do Sistema Clube da maior região de São Paulo. Usando transmissores GatesAir líquidos e refrigerados a ar para alimentar redes de frequência única, o projeto atualiza a infra-estrutura de TV digital ISDB-Tb existente e amplia a cobertura de FM, melhorando a qualidade e integridade do sinal em quase 200 milhas.

A Foccus Digital, que trabalhou em estreita colaboração com o Sistema Clube em todos os serviços de planejamento, instalação e comissionamento do site, optou pela GatesAir por benefícios de eficiência operacional e o que a empresa chama de liderança “incomparável” em tecnologia e experiência de rede de frequência única.

O lançamento FM é composto por dois novos sites alimentados por transmissores FM Flexiva ™, incluindo a primeira instalação de um transmissor refrigerado a líquido Flexiva FLX no Brasil; e um transmissor refrigerado a ar Flexiva FAX. A tecnologia Intraplex® SynchroCast® da GatesAir integra perfeitamente o conteúdo de FM em vários sites de transmissão por IP, garantindo que todos os transmissores entregam o conteúdo do programa para suas áreas de cobertura específicas no local.

O projeto de TV substitui transmissores existentes com 13 transmissores UHF de alta eficiência Maxiva ™ – uma mistura de modelos refrigerados a vácuo ULXTE refrigerados a líquido e UAXTE – que integram o excitador Maxiva XTE da próxima geração da GatesAir. O poder de processamento de sinal avançado do XTE e o software de correção adaptativa em tempo real oferecem um sinal mais robusto para fortalecer a qualidade e a integridade do sinal em toda a área de cobertura, que abrange desde bairros urbanos congestionados até regiões rurais e costeiras.

Robert Houghtaling, gerente de desenvolvimento de negócios da Foccus Digital, enfatiza que os ganhos de eficiência obtidos através da tecnologia refrigerada a líquido GatesAir para TV e rádio foram especialmente impressionantes.

“O clima tropical da região de São Paulo significa que a redução das cargas de ar condicionado e o consumo de energia na usina RF são uma prioridade”, afirmou. “A arquitetura refrigerada a líquido da GatesAir transfere o calor de dentro da planta para o exterior, o que reduz substancialmente os custos de refrigeração e eletricidade para o Sistema Clube. O design modular de todos os transmissores GatesAir também gera ganhos de eficiência através da simplicidade de instalação e manutenção contínua, o último dos quais equivale a economias monetárias de longo prazo ligadas à redução de mão-de-obra e gerenciamento de peças sobressalentes “.

Os transmissores específicos de manutenção, Maxiva e Flexiva adotam uma arquitetura modular similar que permite que os engenheiros substituam facilmente módulos de amplificadores de energia e fontes de energia enquanto permanecem no ar. O design de interiores simplificado desses transmissores – baseado na arquitetura de transmissor verde PowerSmart® Plus da GatesAir com amplificação de banda larga – também significa que os engenheiros podem compartilhar um inventário de peças sobressalentes mínimo e comum em todos os transmissores da rede.

“As características únicas das arquiteturas de rede de uma única freqüência requer um equilíbrio cuidadoso do planejamento de rede e implementação técnica para garantir um desempenho excepcional em vários sites vinculados à integridade do sinal e entrega síncrona”, disse Bruce Swail, CEO da Gates Air. “Trabalhando em estreita colaboração com o nosso parceiro brasileiro Foccus Digital, essas atualizações garantem que o Sistema Clube possui as mais recentes tecnologias disponíveis para melhorar a qualidade e cobertura para o público local, ao mesmo tempo em que reduz o custo total de propriedade em suas infra-estruturas de TV e rádio”.