Foccus fornece uma solução para motorsports


A transmissão de imagens do Moto 1000 GP, realizado em dezembro de 2014, contou com um sistema diferenciado e bastante inovador. Com um equipamento instalado nas motos, foi possível enviar imagens em alta definição, usando 40% a menos de banda. Isso significa que um sistema tradicional, que comportaria um link ao vivo em HD, passou a possibilitar o uso de até três câmeras, proporcionado imagens espetaculares, de diversos ângulos, permitindo passar todas as sensações de um grande prêmio de motociclismo aos espectadores. As imagens foram transmitidas ao vivo pela internet, pelo canal local CATV e pela BandSports.

A infraestrutura necessária para essa transmissão foi fornecida pela Cobham e Foccus Digital. “Os eventos automotivos exigem alta performance na transmissão de vídeo em alta velocidade e com a menor dimensão física possível. A utilização desses equipamentos é tendência neste mercado que, além do uso embarcado nas motos e automóveis de corrida, pode ser utilizado em drone para cobertura aérea, microlink etc.”, explica Cesar Donato, diretor da Foccus Digital.

Entenda como funciona

O transmissor SOLO7 HD Nano, da Cobham, foi instalado em uma das motos de corrida. A resistência e o baixo peso, característicos deste transmissor, fazem com que ele seja ideal para a utilização nessas condições. Operando em banda estreita, ele oferece excelente performance e eficiência de espectro.

Combinado com a ultraeficiente codificação H.264, apresenta qualidade real das imagens transmitidas, em uma banda de apenas 2.5MHz. Esta solução é a mais adequada para a transmissão de eventos ao vivo, sobretudo de esportes de alta velocidade. O transmissor é capaz de enviar imagens de forma não-linear por até 1 km e obtém ainda melhor performance com um clip-onbooster PA.

Outra solução disponível no mercado, o Cobham SOLO H.264 transmite digitalmente vídeos em SD ou HD. A transmissão em HD tem bit-rate 40% menor em relação aos sistemas MPEG2 convencionais, possibilitando verdadeira transmissão em HD com um canal MHz DVB-T simples. Assim, permite operar variedade de bandas de transmissão, dando flexibilidade ao usuário para variar a qualidade das imagens, atendendo a diversas aplicações.O encoder MPEG4 H.264 oferece aumento de compressão e permite aos usuários espaço adicional, baixa latência e menor consumo de energia.

Curiosidade

O SOLO7 HD Nano da Cobham é o menor transmissor digital COFDM do mundo. Tem como característica um ultramínimo e leve design, com baixo consumo de energia e qualidade de vídeo HD. Assim, o Nano HD TX é ideal para uso em drones, possibilitando alta performance em transmissão HD em eventos e filmagens aéreas.

O transmissor Nano HD oferece inúmeras opções de modulação, para diversas necessidades de configuração. Isso possibilita a modulação do padrão industrial DVB-T para a qualidade full HD e compatibilidade com os sistemas existentes. Oferece também a modulação Cobham UMVL, para operação em alta velocidade (eventos automobilísticos) e aperfeiçoa o desempenho em altas freqüências: bandas de 6 e 7 GHz CobhamNarrowband (2.5 MHz), Ultra Narrowband (1.25 MHz) e Ultra-X (625 kHz).

O transmissor SOLO7 Nano utiliza ultrabaixa latência High Profile H.264 (MPEG4 AVC), codificando imagens de excelente qualidade através de um link sem fio. Equipado com a modulação COFDM integral, o transmissor SOLO7 Nano é ideal para estabelecer links de vídeo sem fio robustos, em inúmeros ambientes, entre eles os urbanos, e incluindo a mobilidade